Cristianismo · Devocionais

Cartas vivas

Desde os meus seis anos, que eu me lembre, sempre gostei muito de fazer e receber cartas. Mantive esse costume por muitos e muitos anos, ainda que nem sempre enviadas por meios oficiais como o correio; mas guardo em uma lata todas as cartas e bilhetes que já recebi das pessoas que são ou já foram importantes na minha vida.

Existe uma coisa mágica nas cartas e bilhetes que nenhum e-mail, SMS ou mensagem de whatsapp consegue substituir. Gosto principalmente das cartas manuscritas porque elas carregam a ideia de que a pessoa que escreveu parou e gastou um tempo específico pensando no que queria dizer e em como faria isso, o que é bem contrário à urgência dos modelos de mensagens que costumamos enviar.

Eu sinceramente acho que deveríamos voltar a escrever mais cartas. É claro que reconheço que elas não são nada mais que um veículo, um meio de transmitir uma mensagem; mas ainda assim são um dos meios que mais gosto.

Há alguns dias, enquanto estava fazendo minha devocional, achei na Bíblia uma analogia muito interessante que fala, justamente, sobre cartas. Na segunda carta de Paulo aos coríntios, o apóstolo diz:

Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos. Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos.
2 Coríntios 3:2-3, NVI

Gosto das cartas porque elas me servem de lembretes, assim como as dedicatórias. Cada palavra, traço ou vírgula escrita revela uma porção do quanto significamos para quem as escreve; e Paulo nos compara a cartas vivas! Ou seja, cada pensamento e ação nossa devem transmitir a mensagem de Cristo, não com palavras vazias de sentido, e sim como prática de vida.

Não sei explicar o quão lisonjeada me senti quando li isso. Deus, que é grande e poderoso, que poderia escolher quaisquer outros meios mais eficazes se assim quisesse, escolheu um ser tão pequenino e falho quanto eu para viver e só então transmitir o Seu recado. E eu não consigo imaginar nenhuma mensagem mais importante.

Deixe um comentário

