Textos

Tá todo mundo louco!

Ando sem postar nada aqui por um tempo porque preciso escrever um artigo científico, colocar o inglês em dia, colocar o Netflix em dia etc; até tenho algumas ideias em desenvolvimento, mas a tendência é que eles fiquem cada vez mais escassos durante esse semestre.

E aí que, justamente por isso, e por outras razões pessoais a.k.a. vergonha alheia, procurei me manter calada quanto a minha opinião sobre os últimos acontecimentos políticos. O problema é que eu nunca consigo fazer isso por muito tempo.

Na verdade, o que tenho mais ou menos em mente é passar a minha visão sobre algumas das falas repetidas que venho ouvindo. Eu sei que, em alguns pontos pode parecer que eu pendo mais pra um lado que pra outro, o que é inevitável, mas vou dizer apenas poucas palavras sobre a minha visão política: não me sinto capitalista porque não acho justo 1% da população reter a maior parte da riqueza mundial, ou sempre citar a meritocracia desconsiderando que não é verdadeiro afirmar que todos têm as mesmas chances sabendo das desigualdades existentes no nosso sistema educacional; mas também não me sinto socialista/comunista porque não concordo com nenhum regime autocrático, e nem com a frequente ausência de lógica propagada nos discursos esquerdistas. Escrevi mais detalhadamente sobre isso há alguns anos em outro post e não vou repetir tudo o que falei, mas até agora não mudei de opinião e continuo me considerando centrista.

As pessoas insistem em dizer que estar no centro é se omitir e blá blá blá, mas lhe digo porque até hoje não consegui me encaixar em nenhuma outra posição: porque eu gosto de observar meticulosamente, e quase sempre imparcialmente (visto que sou humana e a imparcialidade ainda é algo a se trabalhar) antes de formar uma opinião concreta. Além disso, estando no centro me sinto apta a identificar as vantagens e desvantagens de ambos os lados sem nenhum idealismo político, coisa que creio parecer cada vez mais em extinção nos dias de hoje.

Acho que já falei o bastante sobre como penso, agora vou dizer o que penso.

#ForaDilma          

Sabe por que no início fui contra as manifestações pró impeachment? Eu não votei na Dilma porque, além de não ter afinidade ideológica, já sabia da possibilidade de uma crise econômica, que hoje é realidade, ainda no seu primeiro mandato e pensava que em seu governo faltou uma gestão eficiente (e continuo pensando). E também porque, independentemente da minha vontade, ela foi democraticamente eleita (apesar de já ter ouvido teorias questionando a rapidez com que os votos não-eletrônicos foram computados, coisa que não acontecia antigamente e nem acontece nos países onde a nossa urna não foi adotada).

O outro motivo para eu ter descordado é que, sempre que ouvia alguém que paga o quebra, falsifica carteirinha de estudante, rouba lugar nas filas de casa lotérica, acelera o carro quando o semáforo aponta a vez para o senhorzinho de terceira idade atravessar a rua, cola nas provas sem o menor remorso (e continua, porque a lista é extensa) reclamar da corrupção alheia, quase senti nojo ao ponto de vomitar.

Mas nessa semana mudei de opinião e passei a torcer por um impeachment/renúncia. Essa mudança não se deu devido aos áudios vazados porque, infelizmente, já ouvi entrevistas com o próprio Lula que nunca demonstraram nada contrário aquilo que foi descoberto; mudei de opinião porque não acredito que uma presidente capaz de empossar alguém que está sendo investigado zombando da cara de toda uma nação respeite suficientemente a democracia para por esta ser respeitada. Pesquise quanto o Collor roubou antes de sofrer o impeachment e faça uma comparação.

“Mas se tirar a Dilma, vai colocar quem? Não tem nenhum limpo lá!”

Concordo que a linha de sucessão da Dilma tá bem feia mesmo, e contra fatos não há argumentos. Mas prefiro uma mudança mesmo assim.

Hoje, na faculdade, estava conversando com uma amiga sobre isso. Ela me disse algo como “Mas só estão fazendo esse escândalo todo porque é o PT, os outros também roubavam e ninguém falava nada”. Acontece que eu não sou nem um pouco partidária, de verdade. Sou a favor de tirar o PT e trocar, se o PMDB assumir e fazer mais cagada (do que já fez, né…), acho válido protestar de novo e trocar votar conscientemente em alguma sigla distinta das duas anteriores; e se quem for eleito também aprontar continuar fazendo a mesma coisa até eles perceberem que em uma verdadeira democracia nós somos os patrões, que o nosso dinheiro está sendo jogado no lixo e não dá pra assistir tudo inerte.

“Não vai ter golpe, EM DEFESA DA DEMOCRACIA”

Me conte mais sobre o regime democrático idealizado por Marx, e como se concretizou com Mao Tsé-Tung, Stalin, os irmãos Castro e Hugo Chávez.

Sempre que ouço alguém dizendo isso penso: a) essa pessoa não conhece a fundo a bandeira que está levantando; ou b) conhece sim e está de pilantragem fingindo que não.

“Ptralhas bandidos” versus “Tucanos só representam gente de bem”

Eu realmente detesto essa dicotomia. Mas detesto muito mesmo.

PRESTA ATENÇÃO NO QUE ESTÁ ACONTECENDO ENQUANTO A GENTE SÓ SE PREOCUPA COM ISSO

O Alckmin acabou de aprovar um reajuste em seu salário e dos seus assessores em plena crise. Tem ainda mais coisas sujas acontecendo, e eu quero muitas petições para assinar.

“Globo golpista”

Concordo, e a Veja também. Mas não adianta reclamar da alienação alheia enquanto lê Carta Capital, a Socialista Morena, Pragmatismo Político e o DCM.

Entre a sonegadora de impostos e os assessores de imprensa, vulgo jornalistas patrocinados pelo governo, eu prefiro os Teletubies.

“INTERVENÇÃO MILITAR!!!”

Cara… Essa é a parte onde eu começo a questionar se só a esquerda carece de lógica.

“Ir contra o PT é coisa de quem precisa estudar História”

E você já estudou Economia? Prestou mesmo atenção em vez de ficar matando aula pra fumar um baseado? Porque em pelo menos 70% das vezes que ouço alguém vir com essa retórica, a resposta é não.

“Só descobrem tanta corrupção porque nunca se investigou tanto”

Eu cresci ouvindo os discursos oposicionistas do Lula, e pode-se alegar quase tudo contra ele, exceto o fato dele ter uma excelente retórica. O cara era tão bom em reclamar, que mais de uma vez pensei “Esse PSDB como oposição e nada é a mesma coisa”.

Mas depois de um tempo comecei a pensar: como assim nunca se investigou tanto? Onde estava o PT oposicionista pressionando para investigar? Eles não sabiam que estava tendo corrupção? Se sabiam, por que reclamam mais disso agora do que antes? Se beneficiaram da corrupção alheia? Por que não cutucaram ainda mais? Até hoje não entendi.

#ForaMoro

Quando todo mundo estiver errado, eu sempre vou preferir aquele que revela em vez do que luta pelo direito de se esconder.

Artistas-intelectuais

Eu não consigo compreender como tanta gente inteligente não procura analisar as coisas de uma maneira racional (os supostamente inteligentes também), ou então como se fazem de inocentes enquanto concordam com toda essa lama.

Lei Rouanet

Você sabia que, no meio de toda essa inflação e desemprego resultantes da crise econômica, a Cláudia Leitte captou R$ 356 mil para publicar sua biografia? (!!)

“Lula, o maior ícone da política brasileira”

Sinceramente? Acredito que Getúlio Vargas fez bem mais.

“Tudo isso porque não querem ver a filha negra da empregada na Universidade Federal, nem o pobre no avião”

E-U N-Ã-O S-O-U R-I-C-A, sei muito bem o que é estudar em uma escola pública com ensino de PÉSSIMA qualidade, e quero ver todo mundo estudando e viajando SIM!

Tem mais coisas que eu gostaria de dizer, mas também tem mais coisas que eu preciso fazer.

Não deixe o fanatismo ideológico te cegar não, partido nenhum tem o direito de sugar seu cérebro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s