Textos

TAG: Bloggers Recognition Award

Então, esse post estava planejado para sair há mais ou menos uma semana, mas… Imprevistos, compromissos, trabalhos e listas de exercício da faculdade, feriado para aproveitar com os amigos etc. Aí não deu, sabe?

Enfim, eu fui indicada pela Claudine Bernardes, que escreve coisas interessantes no blog A Caixa de Imaginação. E devo confessar que, antes de aceitar o desafio, ponderei bastante se era algo que eu realmente queria fazer ou não. Aceitei porque, quando estava perto de completar um ano com esse blog, pensei em escrever algo relacionado ao ato de blogar em si, responder coisas que já me perguntaram e afins, mas acabei deixando a ideia de lado. A TAG não só me relembrou como veio a calhar.

Pelo que entendi, o objetivo deste post é:

  1. Contar o porquê desse blog;
  2. Dar dicas a blogueiros novatos.

Prometo que vou tentar seguir o script.

Porquê: quando disse que tentaria, quis dizer que a história pode ser um tanto quanto longa. Vou tentar dar uma resumida.

Eu sou blogueira há muito tempo. Mesmo. Descontando as pausas, que não foram poucas, escrevo em blogs há uns onze ou doze anos. Estava na quinta ou sexta série, não me lembro ao certo – mas faz muito tempo.

Chuto que foi na quinta série, porque foi quando comecei a ter aulas de redação e descobri que gostava de escrever poesia. Não estou querendo dizer, com isso, que desde o início os meus blogs tinham um conteúdo de que eu me orgulhe hoje (5ª série, olá!). Pra ser sincera, nesse começo, na época do weblogger (Terra), blogger (Globo.com) e outros dinossauros da blogosfera, minha principal função na internet era trocar de templates e escolher uns cursores estranhos. E meus posts eram do tipo “Hoje fui ao shopping com minha amiga e ganhei um carimbo da Hello Kitty no McLanche Feliz”, coisa bonita de se ver não mesmo.

Dá pra ver que não consegui perder o hábito com o passar dos anos. Mas os assuntos foram evoluindo, graças a Deus.

Antes de sossegar aqui experimentei vários outros endereços, em vários outros hosts, por motivos variados também. Porque vire e mexe tenho uma ideia diferente de título URL, aí troco. Porque até então não tinha encontrado um host que me agradasse completamente. Ou porque eu esquecia a minha senha, coisa que aconteceu muitas vezes aliás. Mas gosto daqui, e cansei de mudar. Pretendo que as coisas continuem assim.

Mas a principal razão para manter-me aqui é, sem nenhuma sombra de dúvida, a minha paixão pela escrita. Quando queria ser jornalista, sempre que eu dizia algo sobre esta minha vontade, pessoas me perguntavam se eu queria apresentar o JN ou algum semelhante. E não, nunca quis: eu gosto mesmo é de escrever, me sinto muito bem fazendo isso. Gosto de editar, reler e me encanto com o modo como as ideias se organizam em um texto. Na verdade, esta é uma das coisas que mais gosto de fazer, e eu certamente não estaria aqui se não fosse isso.

Dicas: entenda que a minha experiência não diz respeito a nada que tenha sido criado com algum intuito profissional, e por isso as minhas dicas são bem relativas. Cabe analisar se são mesmo válidas ou não.

1. Goste. A internet é uma das coisas incríveis que já inventaram, mas é também o maior palco já visto para bizarrices que não acontecem off-line espero que não mesmo. Se a sua ideia, ao criar um blog, for simplesmente visibilidade ou qualquer coisa semelhante, eu pessoalmente acho melhor nem tentar. Porque dá trabalho, que não é pouco, e se a sua recompensa não for a satisfação pessoal em fazer algo que gosta, muito dificilmente o esforço vai valer a pena.

2. Escreva com sinceridade. Não consigo escrever sobre algo que não acredito. Sei que muita gente até faz isso, mas eu não conseguiria deitar a minha cabeça no travesseiro depois de fazer uma coisa dessas. E não queira escrever para agradar os outros também. Sei bem que, às vezes, já basta um título especial para trazer muitos leitores em um post, isso acontece mesmo e não é a isso que me refiro; falo sobre querer escrever tudo o que as pessoas querem ler, sabe? A menos que a sua pessoa realmente agrade todo mundo, o que acho muito difícil, não recomendo querer fazer isso em um blog.

3. Leia bastante. Quanto mais lemos, melhor escrevemos. Coisas que poderiam ser apreendidas lentamente em todas as gramáticas da língua portuguesa são melhor compreendidas quando lemos no dia-a-dia. A longo prazo, o efeito pode surpreender. De verdade.

4. Mas estude um pouco também. Não tô falando de perfeição, porque se fosse assim não faríamos nada, mas é bom sim. E isso em dois sentidos: estude sobre o que quer escrever, para poder falar com segurança; e estude pelo menos o básico de concordância e coesão da língua portuguesa. Repito que não estou falando de perfeição, mas sei que, no íntimo, ninguém quer escrever para passar vergonha. Eu continuo estudando até hoje, é coisa comum sentir dúvida ou me esquecer alguma regra básica e correr pro Google.

5. Compreenda a diferença entre blogs e diários. É verdade que, quando publicamos algo, compartilhamos muito de nós com quem tem paciência para nos ver. Mas também não precisa compartilhar demais! Encontre o limite entre compartilhar ideias, ou experiências úteis, e se expor.

6. Seja uma pessoa interessante. Outro dos malefícios da internet é que as pessoas se sentem muito livres para querer mostrar algo que não são. Não caia nessa! Se você for uma pessoa interessante, que tem conversas interessantes, posts interessantes serão uma consequência direta. Não precisa forçar a barra.

Não vou marcar ninguém porque estou meio desatualizada, ultimamente ando tendo dificuldade para acompanhar blogs assiduamente.

Um comentário em “TAG: Bloggers Recognition Award

Deixe um comentário

