Crônicas

Transparecer

Transparecer, deixar ser. Não se trata de só querer mostrar ou aparecer, basta não esconder. Pra que esconder? Por quê?

É oposto aos enigmas, que na ficção tanto admiro e na realidade abomino. E se os abomino é porque ainda não descobri algo que me inquiete mais que não saber o que esperar, em quem confiar ou o que pode ou não pode ser. Pois se certamente há quem prefira as aparências, o meu apreço só escolhe quem não maquia sua essência.

E não consigo querer nada diferente disso. A vida é tão ilusória, e o tempo tão complicado para eu sequer ousar pensar em outra coisa senão transparecer aquilo que sou, ou me decidir por algo que não sei o que é. Afinal, qual o sentido de esconder o que se pensa e quer?

Transparecer é expor, ainda que não intencionalmente, mas sim pelo simples fato de ser livre. Liberdade do roteiro que nem sempre sai como o planejado, porque tudo é orgânico e ao vivo, sem a menor necessidade de editar falhas, fragilidades ou sensibilidades. Livre para encarar os meus defeitos e medos, sorrisos e desassossegos. Livre de mim mesma, mais livre do que jamais poderia imaginar ser.

Se a felicidade for contrária a isso, a desconheço: feliz me sinto quando descubro no que talvez haja de melhor em mim, e o pior também, porque é justamente este que me impulsa a não me acomodar.

E se for triste, que seja. Se estiver errado, que haja o tempo e a vontade necessária para corrigir. Se houver dúvida, que não exista o medo de descobrir. Mas se for certo, que eu tenha coragem de persistir. Se for chorosa a noite, que a misericórdia apareça linda e clara como o sol pela manhã.

Que não se demore a escuridão, e tudo logo venha à luz.

Um comentário em “Transparecer

  1. “Se houver dúvida, que não exista o medo de descobrir. Mas se for certo, que eu tenha coragem de persistir.” Muito bem colocado. E a música perfeita. Aliás, gosto muito da Lorena Chaves, só me parece incrível que muita gente do Brasil não a conheça. A encontrei um dia no YouTube e me apaixonei pelas músicas dela. Inclusive postei uma resenha da música “memórias de um Narciso essa semana no meu blog. Gostei do teu blog. Grande abraço.

Deixe um comentário

